Compareceram cerca de 40 cursistas e demos início às novas atividades.
Roteiro de atividades – Unidade 01
1º Encontro presencial
Atividade 1.1
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
Orientações para a realização da atividade
1. Debata as questões propostas para reflexão com um(a) colega.
2. Escrevam um breve relato das principais reflexões da dupla, com cerca de 250 a 300 palavras, no Editor de textos. Salvem o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, como a seguinte forma: ativ-X_seunome. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
3. Poste o arquivo desta atividade na sala do curso no Ambiente E-Proinfo, no espaço Biblioteca, em Material do Aluno, Tema Unid.01 – Subtema: “Reflexões iniciais”.
Atividade 1.2 ( Fórum disponível no ambiente on line)
Quem sou como professor e Aprendiz?
Reflita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Compartilhe suas reflexões no Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.
Atividade 1.3 ( Atividade a distância)
A partir das questões colocadas anteriormente e da análise da entrevista, registre suas reflexões e aprendizagens em seu Diário de Bordo.
Orientações para a realização da atividade:
1. Acessar o item Diário de Bordo no Ambiente Virtual do curso;
2. Selecionar seu nome na listagem;
3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
Atividade 1.4 ( Atividade a distância)
Faça uma pesquisa, na sua escola, para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analise, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais ou se potencializam a produção ou a modificação de propostas pedagógicas.
Orientações para a atividade:
1. Entreviste professores da sua escola e colete dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Defina o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalize nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.
2. Organize uma síntese das informações coletadas, usando a planilha de referência, disponibilizada pelo seu formador.
3. Elabore uma breve apresentação no Power Point (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, para debater com seus colegas no próximo encontro presencial.
4. Salve o documento e a planilha na pasta “Meus documentos”. Atribua a ele um nome que facilite a sua identificação da seguinte forma: ativ1-4_seunome; por exemplo, para esta atividade realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ1-4_helenams.
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
5. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: “Minha escola”.
6. Salve os arquivos em CD ou em pen drive para fazer a apresentação no encontro presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário